sábado, 16 de junho de 2007

Sarna Demodecica um Problema Comum nos Pit Bull

Doença inflamatoria de caes ( por vezes de gatos) caracterizada por um numero aumentado de acaros nos foliculos pilosos ( que sao parte integrante da fauna normal da pele)e que leva frequentemente a furunculose e infecçao bacteriana secundaria. Tanto pode se apresentar sob forma localizada ou generalizada. O agente causador é o demodex canis . A doença desenvolve-se quando o numero de acaros escede o que é tolerado pelo sistema imunitario. A proliferaçao inicial de acaros pode resultarde um disturbio genetico ou imunologico. A forma generalizada geralmente desenvolve-se em animais jovens com idade media entre os 3 e os 6 meses. A forma generalizada aparece tanto em animais jovens como idosos. Os sinais clinicos da forma localizada consistem em lesoes moderadassob forma de ritema e descamaçao discreta assim bem como placas localizadas na face, ao redor das areas perioral e perioculares e no tronco e pernas. Na forma generalizada, as lesoes disseminadas sob forma de placas e alopecias distendem os foliculos pilosos e aparecem lesoes bacterianas secundaria. Com o agravamento da doença a pele fica gravamente inflamada, exsudada e granulomatosa. O mecanismo imunopatologico exacto é desconhecido mas factores geneticos, doenças metabolicas e a imunosupressao predispoem a doença. Os metodos de diagnosticos sao as raspagens cutaneas e em caso de lesoes cronicas, granulomatosas e fibromatosas deve-se recorrer a biopsia cutanea. Em casos pouco grave a resoluçao desta doença é por vezes autolimitante. Em cosos de caes adultos por vezes ostratamentos sao frustrante por existirem recaidas frequentes e por se encontrarem clinicamente controlados mas nao curados. O tratemento da sarna demodecica é variavel e depende da avaliaçao de cada caso existindo varias hipoteses adaptaveis a cada animal. è por vezes aconselhado que animais com forma generalizada deveriam evitar o acasalamento. O prognostico desta doença depende fortemente da genetica, da imunologia e das doenças subjacentes. Quando aparece repentinamente em idade adulta esta está associada a doena interna, neoplasia maligna e/ou doença imunossupressora. Cerca de 25 % dos casos sao idiopaticos ( sem causa aparenete identificavel) e requerem um periodo de acompanhamento de 1-2 anos.

40 comentários:

Anónimo disse...

Me interessei muito por essa matéria, pois meu animal está apresentando essas caracteristicas de queda de pelo e sangramento, parecendo sarna, na área da cabeça e estou muito preocupada, mas seria melhor para idetificação que tivesse fotos da doença.Estarei levando ao veterinário, pois estou passando sabonete de sarna(TIURAN -R$8,00) e ñ vejo melhoras.
Obrigado e parabéns pela matéria.
Ass:Janahyna

Anónimo disse...

Olá! Gostaria de perguntar o seguinte meu cachorro esta com um problema na pele esta caindo todo o pelo e ficando em carne viva não parece nehum um pouquinho com sarna mas é muito díficil ver ele daquele geito as patas traseiras estão inchadas devido a estas lesões esta horrivel um veterinario disse que é um fungo estou e duvida peço ajuda!

Anónimo disse...

meu pit bull parece que esta com isso. tem menos de um ano, fez exame de sangue e deu negativo para leishimaniose. ja dei banho com o sabonete mata cura e outro shampu indicado pelo veterinário mas não tem melhoras. sera que podem ajudar?
rick_0026@hotmail.com

Anónimo disse...

Minha cachorra ta com a mesma coisa, e a veterinaria disse q nao tem cura, q é sarna negra...Nao sei o q fazer,, será que ela vai morrer logo?? ela tem 1 ano, e vive dormindo, nao tem nem vontade de latir, de passear, come muito mais é muito magra, e as patas delas estao inchadas

Anónimo disse...

Tenho um pit bull muito lindo de pelagem marron e como todo pit bull é bastante forte e muito resistente no quesito força,mas no que diz respeito a doenças de pele são muito fragéis.O meu pit bull ja teve 2 acometimentos por sarna,é um tratamento bastante demorado,os fungos causadores de sarnas se proliferam com rapidez,por tanto muita paciencia o tratamento dura no MINIMO 3 meses.O ideal é dar banhos com TIURAN(excelente remédio) e algumas doses de vermifugo(eu sempre uso IVERMECTINA).
E sempre visitas regulares ao veterinário.
Espero ter ajudado! Um abraço,Rafaela

Unknown disse...

Meu pit bull está com as quatro patas inchadas e avermelhadas.Gostaria de saber que tipo de doença causa isso.

Unknown disse...

BELE MATÉRIA, O MEU TEM 9 ANOS E COMEÇOU A TER ESSE PROBLEMA AGORA NA REGIÃO DAS PERNAS, OQUE DEVO FAZER ALÉM DE LEVAR NOS VETERINARIOS QUE FALAM A MESMA COISA SEMPRE. OBRIGADO LEANDRO

Unknown disse...

TENHO UM PIT BULL RED NOSE. BRANCO COM 9 ANOS. QUANDO TAVA COM CINCO MESES QUEBROU A PERNA. MANDEI FASER UMA CIRURGIA. BAIXOU A IMUNIDADE AI TUDO COMEÇOU. CAIU TODO O PELO E TAVA NO SANGUE PURO. LEVEI EM VARIOS VETERINARIOS. ALGUNS ME RECOMENDARAM QUE MATASSE O CACHORRO. QUE NÃO TINHA CURA. ATE QUE UM ME PASSOU UM REMEDIO COM O NOME DE CIDECTIM.ERA EM INJEÇÃO. TINHA QUE DAR 8 DOSES DE 3ML A CADA 3 DIAS. NA TERCIRA DOSE JA TAVA FASENDO EFEITO. SE ALGUEM QUISER VER COMO ELE TA HOJE. MANDO FOTOS. cr.dossantos@hotmail.com.

Anónimo disse...

tenho hum pit 7 anos começrao a sair umas feridas nas pernas trazeiras dele ele coça e deixa em carne viva fica infeccionado ja nlevei em alguns veterinarios eles pedem para dar cefalexina,clindamicina ou moxilina 500mg 2 por dia e nas feridas passar uma pomad a chamada cetobeta e ou passar rifocina ou bactrovet sprai ja nao sei o que fazer ce alguem poder me ajudar agradeço obrigado

Anónimo disse...

Minha Pit Bul esta com muitos mahucados na carne viva. ja a lavamos a veterinario oi feito exame e constatou que é um sarna qe nao em cura, gostaria muito de alguma dica que possa amenizaro sofrimento dela pois sofro junto. ja fizemos muitas coisas mas semre volta, o que devo fazer?

Adriana disse...

Meu cachorro tem 1 ano e 6 meses e esta com sintomas do tipoo
eu estou passando remedios ele sara as feridas depois de um tempoo mais ela sempre voltam
ele esta com queda de pelos e uns calombos. Oq eu possso faser ??

agradeceria por ajudas ou sugestões ,meu msn é drica_sm3@hotmail.com

Anónimo disse...

Tenho dois filhotes, um rottweiler e um shih tzu, os dois tem sarna demodecica. Depois de estabilizada a doença, com antifungicos, antibioticos, a unica coisa que funciona é uma dose mensal de Advocate da Bayer, receitado por um veterinário, é claro, para evitar diagnosticos errados.

Nathaly disse...

eu tenho uma pitbull bem branca ela esta com esse problema ja tentei de tudo
mais o que melhorou em 90% foi cefalexina canina um a cada 12 horas e uma pomada humana chamada nebasetin 3x ao dia adiantou bastante
recomendo tambem que se limpe tres vezes ao dia com antiseptico pode ser aqueles de piecing ou de tatoo
recomendado!!!

higor lemes disse...

bom dia.! olha venho atravez deste
tirar uma duvida qe esta me tirando o sono.
olha meu pitbull e legitimo de pai e mais avó e avo.! certo
de uns tempos praca apareceu nele umas feridas que pelo que parece cossa muito.. parece alergia certo e ja dei de tudo e ate agora nada pesso a ajuda de voces muito obrigado.>!

Anónimo disse...

Existem estudos que comprovaram o uso de ivermectina para o controle da sarna demodécica. É um tratamento a médio prazo (90 a 120 dias) com ivermectina via oral, 0,6 mg/kg por dia.

Claro que além da medicação, banhos com produtos específicos e outros suplementos para aumentar a imunidade do cão são necessários.

http://www.scielo.br/pdf/abmvz/v58n1/28777.pdf

Anónimo disse...

ola pessoal, tenho uma pit bull femea, hj com 1 ano e 2 meses e quand ela tinha aproximadamente 6 meses, antes de entrar no cio, ela começou com essas caracteristicas,mas como vimos no inicio, ela ficou boa rapido(o tratamento era banho medicamentos) porem qdo ela entrou no cio voltou a aprecer e eu e meu namorado tratamos ela com babosa e linhaça dourada na comida, indicaçao do adestrador, e hj ela foi para o seu segundo cio saudavel, ela tem o pelo lindo branco e trigrado e esta em perfeitas condiçoes de saude, vale a pena investir em tratamentos alternativos...abraços

Glória Santos disse...

Meu Pit Bull está com esse sintoma de sarna... parece que acontece muito com essa raça... Quando dou a ele a medicação PELO E DERME direto(que é a base de ômega 3 e ômega 6) ele fica muito tempo bem da pele e pelo. Eu abro a cápsula e misturo num alimento q ele goste...

Anónimo disse...

Iolanda
Tenho um pittbull de quase 5 anos. Ele tem este problema, já fizemos de tudo,já levamos varias vezes ao veterinário depois de um tempo volta. Gostaria de uma ajuda, pois não aguento o sofrimento dele.

Anónimo disse...

Manda fotos de como ele estava e de como ele está agora

Tenho uma cadela da raça pit bull " Maggi " ela tem uma forma brana de sarna , mesmo assim estou preocupado . Queria conpara as suas fotos.

max.aguiar.silva@gmail.com / max.aguiar-da-silva@nokia.com

Anónimo disse...

Vou dar meu relato. A minha PITT começou se coçando e nascendo umas bolinhas pequenas, com o tempo vai criando uma feriada. Fui a vet e ele passou cefalexina durante 30 dias. Não lembro a dosagem correta. Na primeira semana fez efeito, mas assim que terminou o remédio, três dias depois notei que estava voltando. Fui ao veterianário novamente e ele receitou uma dose mais alta por mais de 30 dias de cefalexina. Não comprei mais pois iria acabar com o estomago da minha cachorra. Fui num outro VETERINÁRIO e ele receitou CHEMITRIL 2,5%, QUE É UM ANTIBIOTICO INJETAVEL na carne e não na pele, 1ml para cada 5 kg. Ele receitou 3 injeçoes, um por dia. E para as feridas ECTOMOSOL.Passou logo, mas agora, cerca de 1 ano depois está voltando.

Unknown disse...

Tenho um Pit bull com 2 meses, e ele está com uma queda de pelos e informações ao redor dos olhos, passei karavit ouvi poucos resultados, gostaria quem pode me orientar a um bom remédio pois já fui em dois veterinário e nada resolve. Estou precisando de ajuda e preocupação total, és meu cachorro.

denise disse...

Tenho um pit bull, com quase 10 anos. Ele tem uma inflamação na pele, e queda de pelo. O veterinário receita Amoxilina com clavulanato de potássio, 875 mg. e corticoide. Ele consegue sair da crise, mas se parar o remédio volta. Receitou também Imuran, remédio de uso continuado.
Mas é uma doença crônica. Não sei mais o que fazer. Agradeceria muito se alguém me ajudasse, E me indicasse um outro tratamento.

Paula Freire disse...

Tb tenho uma pit q quase morreu por causa da sarna com o antigo dono, agora esta voltando, ela eh muito apatia nao eh de brincar muito e em correr muito, fica deitada e dormindo...q nem mencionaram acima, e a sarna voltou e esta ao redor dos olhos, ela como mas esta muito magra, eh sinal de mais alguma doença? Oq fazer...tem algum remedio eficiente para acabar com essa sarna?

Unknown disse...

Bom dia gente, tenho uma pitbul branca de
5 meses e to mt preucupado pois ela ta com
Essa sarna negra, esta com a face inchada
E estar dando bicho , td mt rapido coisa de duas semanas ate agravar , o veterinario
Passou mectmex 1/2 compr por dia,
Shampoo pra sarna , e polvedine .
Por 2 meses , estamos na luta mas vamos
Cura-la.

Chuk disse...

Tenho um casal de filhotes de pit bull, eles estão com três meses de idade e estão caindo o pelo a pele vermelhada e com lesões, trocando o coro cabeludo já tem um mês alguém sabe de algum remédio.

Unknown disse...

boa tarde, se você puderem me ajudar ´pois já não sei mais o que fazer, meu cão da raça pitbull, ele esta com umas lesões ele esta perdendo o pelo e cria umas bolha de sangue, já levei em vários veterinários gastei com vários tratamento e nada resolveu, estou desesperada já, pois estou com medo de piorar ou se espalhar, agora estou tentando tratar com babosa, mas ele brinca bastante e acaba se rolando pois eu acho que da coceira, e acaba volta a sair sangue, por favor se alguém puder me ajudar, ou tiver algum tradamento pra me recomendar mandei no meu e-mail, obrigada ....

e-mail jessica.ditadi@hotmail.com

Unknown disse...

Isso deve ser fungos

Jose Derrany disse...

tenho um bull terrier ingles, e meu cão tem apresentado esses sintomas da materia inscrita masestou tratando dele com remedios homeopaticos (manipulados)e estou tendo retorno em melhoras,as patas estão desinchando e ja esta latindo e correndo. depois da melhora dele irei fazer um exame de biopsia pra saber se ele tem esse tipo de sarda. o nome do remedio é IVERMECTINA E CANEX VERMIFUGO.sabonete TIURAN.

Anónimo disse...

que começou a ser produzido no final do ano de 2007 nos Estados Unidos e rapidamente foi se espalhando pelo mundo. american bully exotic

Anónimo disse...

Ela sarou ?

Unknown disse...

O meu tinha coceira pelo caindo, parecia alergia,a veterinária fez ixame e deu sarna, passou remédio pro sangue e pelo e ômega 3. Enfim gastei 500 reais e nada.vi um vídeo na youtu.be com óleo queimado e enxofre.achei muito agressivo e fiz com banha e enxofre passei a cada 2 dias,durante 2semanas e finalmente meu cão está limpo. Longe de ciceiras vermelhidão e bolinhas queda de pelo e placas nas juntas tipo cascão. Tente aí. Da certo e insistam.no banho satnatyl.agora sabonete. Pra tirar a gordura a cada 3 dias detergente e livre de pulgas. Boa sorte

Unknown disse...

O meu tinha coceira pelo caindo, parecia alergia,a veterinária fez ixame e deu sarna, passou remédio pro sangue e pelo e ômega 3. Enfim gastei 500 reais e nada.vi um vídeo na youtu.be com óleo queimado e enxofre.achei muito agressivo e fiz com banha e enxofre passei a cada 2 dias,durante 2semanas e finalmente meu cão está limpo. Longe de ciceiras vermelhidão e bolinhas queda de pelo e placas nas juntas tipo cascão. Tente aí. Da certo e insistam.no banho satnatyl.agora sabonete. Pra tirar a gordura a cada 3 dias detergente e livre de pulgas. Boa sorte

Unknown disse...

Compre um anti inflamatória ( ancort ou eczevet) são muito bons , pra melhorar não adianta só banhar com o sabonete , a doença e inflamatória e de dentro pra fora !
E compre o shampoo ( cloreximicol ) , seu cão vai melhorar pode acreditar !
Mas o tratamento não é da noite pro dia não, tem que ter paciência , entre os 21 dias a o mês todo ele ficará bem melhor !

Anónimo disse...

Olá, tenho uma pit bull branca que tb passou por todos esses problemas, fi inúmeros tratamentos e nada deu resultado.. ela ficou paticamente sem pelos na parte traseira, pescoço e barriga. Até que uma veterinária receitou um remédio chamado "Advocate" deu ótimos resultados, faço uma dosagem (três pipetas) a cada ano e a pelagem está quase normal (apenas um pouco mais rala do que era antes da doença).

Marcio disse...

Gente bom dia a todos, eu vou falar pouco mais o certo para todos, porque eu sofri com minha cadela pitbull,gastei muito dinheiro com ela,quando nao dava certo em um veterinario ai eu levava em outro, ai mais dinheiro eu gastava, era tipo mais ou menos uns 700 reais a cada veterinario que eu levava,fiz exames de pele e nao acusava nada,ate que eu descobrir que essa coceira que dar muito na raça pitbull,o pelo vai caindo aos poucos,começa a dar umas feridas que na ponta fica com uns pontos e secreção, ai eu deacobrir que a minha cadela estava com sarna demodecica, e ai eu comecei o tratamento o remédio e um pouco caro, mais vale apena, podem comprar que vocês nao vão se arrepender nao,são apenas três comprimidos tem que dar um a cada mês , com intervalo certos de 30 dias um para o outro, e o remédio tem que ser pelo peso certo do animal,o nome do remédio é, SIMPARIC, nao esqueça que o remédio tem que ser dado pelo peso do animal,e outra coisa, isso nao e uma cura definitiva nao, todas as vezes que o animal baixa a imunidade ,aos poucos vai aparecendo de novo a vermelhidão, e depois as feridas, por isso reparou a vermelhidão e a falta de pelo, começe o tratamento mais breve possível, a minha cadela demorou 1ano e 2 meses, para voltar a situaçao, mais quando eu reparei a caida de pelo e ela voltando a ficar meia vermelha no fucinho,comprei o remédio e quando eu ja dei o remedio na hora do almoço,a noite a vermelhidao ja tinha ido embora,mais nao pode deixar de dar as outras duas doses como eu falei, para fazer o ciclo normalmente, eu ainda nao falei o preço do remédio, para vocês nao se assustarem, kkkk e meio salgado, mais vale apena ver o nosso amigo curado, o valor de cada comprimido mastigável e, 120,00 reais cada unidade, sabendo que gastarão uma média de 360,00 reais, eu desejo sorte a todos,caso queiram me perguntar alguma coisa vou deixar o meu email, marcioroberto2018@gmail.com, abraço a todos.

Marcio disse...

Amigo ele deve estar com sarna demodecica,existe um remédio chamado SIMPARIC,tem que dar 3 comprimidos 1 a cada mês, e tem que ser pelo peso do animal,cada comprimido custa em media de 100 a 120 reais, o ciclo so vale se der os 3 comprimidos, um a cada mês como falei, vc nao vai se arrepender.

Unknown disse...

Me ajudem,meu pitbull de 5 meses está com bolinhas tipo uma irritação que a pele dele está bem vermelha e está ficando sem pelos aonde estão estas bolinhas por favor me ajudem

Unknown disse...

Qual remédio pode ser tratado ??

Unknown disse...

Preciso urgente meu cachorro esta com as patinhas inchadas ele é American Bulli 5 meses ja esta caindo os pelo estou muito triste me doe vê-lo assim me ajude

Unknown disse...

Estou dando cefalexina e prediderme comprimido queria uma injecao nao tenho mais condições de levá-lo ao veterinário ele tem 5 meses estou chorando com ele os pelos estao caindo ele usa uma blusa pra nao sentir muito frio, esta conendo bem so nao late so vive de caneca baixa 😢😭