sábado, 16 de Junho de 2007

Sarna Demodecica um Problema Comum nos Pit Bull

Doença inflamatoria de caes ( por vezes de gatos) caracterizada por um numero aumentado de acaros nos foliculos pilosos ( que sao parte integrante da fauna normal da pele)e que leva frequentemente a furunculose e infecçao bacteriana secundaria. Tanto pode se apresentar sob forma localizada ou generalizada. O agente causador é o demodex canis . A doença desenvolve-se quando o numero de acaros escede o que é tolerado pelo sistema imunitario. A proliferaçao inicial de acaros pode resultarde um disturbio genetico ou imunologico. A forma generalizada geralmente desenvolve-se em animais jovens com idade media entre os 3 e os 6 meses. A forma generalizada aparece tanto em animais jovens como idosos. Os sinais clinicos da forma localizada consistem em lesoes moderadassob forma de ritema e descamaçao discreta assim bem como placas localizadas na face, ao redor das areas perioral e perioculares e no tronco e pernas. Na forma generalizada, as lesoes disseminadas sob forma de placas e alopecias distendem os foliculos pilosos e aparecem lesoes bacterianas secundaria. Com o agravamento da doença a pele fica gravamente inflamada, exsudada e granulomatosa. O mecanismo imunopatologico exacto é desconhecido mas factores geneticos, doenças metabolicas e a imunosupressao predispoem a doença. Os metodos de diagnosticos sao as raspagens cutaneas e em caso de lesoes cronicas, granulomatosas e fibromatosas deve-se recorrer a biopsia cutanea. Em casos pouco grave a resoluçao desta doença é por vezes autolimitante. Em cosos de caes adultos por vezes ostratamentos sao frustrante por existirem recaidas frequentes e por se encontrarem clinicamente controlados mas nao curados. O tratemento da sarna demodecica é variavel e depende da avaliaçao de cada caso existindo varias hipoteses adaptaveis a cada animal. è por vezes aconselhado que animais com forma generalizada deveriam evitar o acasalamento. O prognostico desta doença depende fortemente da genetica, da imunologia e das doenças subjacentes. Quando aparece repentinamente em idade adulta esta está associada a doena interna, neoplasia maligna e/ou doença imunossupressora. Cerca de 25 % dos casos sao idiopaticos ( sem causa aparenete identificavel) e requerem um periodo de acompanhamento de 1-2 anos.

22 comentários:

Anónimo disse...

Me interessei muito por essa matéria, pois meu animal está apresentando essas caracteristicas de queda de pelo e sangramento, parecendo sarna, na área da cabeça e estou muito preocupada, mas seria melhor para idetificação que tivesse fotos da doença.Estarei levando ao veterinário, pois estou passando sabonete de sarna(TIURAN -R$8,00) e ñ vejo melhoras.
Obrigado e parabéns pela matéria.
Ass:Janahyna

Anónimo disse...

Olá! Gostaria de perguntar o seguinte meu cachorro esta com um problema na pele esta caindo todo o pelo e ficando em carne viva não parece nehum um pouquinho com sarna mas é muito díficil ver ele daquele geito as patas traseiras estão inchadas devido a estas lesões esta horrivel um veterinario disse que é um fungo estou e duvida peço ajuda!

Anónimo disse...

meu pit bull parece que esta com isso. tem menos de um ano, fez exame de sangue e deu negativo para leishimaniose. ja dei banho com o sabonete mata cura e outro shampu indicado pelo veterinário mas não tem melhoras. sera que podem ajudar?
rick_0026@hotmail.com

Anónimo disse...

Minha cachorra ta com a mesma coisa, e a veterinaria disse q nao tem cura, q é sarna negra...Nao sei o q fazer,, será que ela vai morrer logo?? ela tem 1 ano, e vive dormindo, nao tem nem vontade de latir, de passear, come muito mais é muito magra, e as patas delas estao inchadas

Anónimo disse...

Tenho um pit bull muito lindo de pelagem marron e como todo pit bull é bastante forte e muito resistente no quesito força,mas no que diz respeito a doenças de pele são muito fragéis.O meu pit bull ja teve 2 acometimentos por sarna,é um tratamento bastante demorado,os fungos causadores de sarnas se proliferam com rapidez,por tanto muita paciencia o tratamento dura no MINIMO 3 meses.O ideal é dar banhos com TIURAN(excelente remédio) e algumas doses de vermifugo(eu sempre uso IVERMECTINA).
E sempre visitas regulares ao veterinário.
Espero ter ajudado! Um abraço,Rafaela

Orlane disse...

Meu pit bull está com as quatro patas inchadas e avermelhadas.Gostaria de saber que tipo de doença causa isso.

Vivi disse...

BELE MATÉRIA, O MEU TEM 9 ANOS E COMEÇOU A TER ESSE PROBLEMA AGORA NA REGIÃO DAS PERNAS, OQUE DEVO FAZER ALÉM DE LEVAR NOS VETERINARIOS QUE FALAM A MESMA COISA SEMPRE. OBRIGADO LEANDRO

cr.dossantos disse...

TENHO UM PIT BULL RED NOSE. BRANCO COM 9 ANOS. QUANDO TAVA COM CINCO MESES QUEBROU A PERNA. MANDEI FASER UMA CIRURGIA. BAIXOU A IMUNIDADE AI TUDO COMEÇOU. CAIU TODO O PELO E TAVA NO SANGUE PURO. LEVEI EM VARIOS VETERINARIOS. ALGUNS ME RECOMENDARAM QUE MATASSE O CACHORRO. QUE NÃO TINHA CURA. ATE QUE UM ME PASSOU UM REMEDIO COM O NOME DE CIDECTIM.ERA EM INJEÇÃO. TINHA QUE DAR 8 DOSES DE 3ML A CADA 3 DIAS. NA TERCIRA DOSE JA TAVA FASENDO EFEITO. SE ALGUEM QUISER VER COMO ELE TA HOJE. MANDO FOTOS. cr.dossantos@hotmail.com.

Anónimo disse...

tenho hum pit 7 anos começrao a sair umas feridas nas pernas trazeiras dele ele coça e deixa em carne viva fica infeccionado ja nlevei em alguns veterinarios eles pedem para dar cefalexina,clindamicina ou moxilina 500mg 2 por dia e nas feridas passar uma pomad a chamada cetobeta e ou passar rifocina ou bactrovet sprai ja nao sei o que fazer ce alguem poder me ajudar agradeço obrigado

Anónimo disse...

Minha Pit Bul esta com muitos mahucados na carne viva. ja a lavamos a veterinario oi feito exame e constatou que é um sarna qe nao em cura, gostaria muito de alguma dica que possa amenizaro sofrimento dela pois sofro junto. ja fizemos muitas coisas mas semre volta, o que devo fazer?

Adriana disse...

Meu cachorro tem 1 ano e 6 meses e esta com sintomas do tipoo
eu estou passando remedios ele sara as feridas depois de um tempoo mais ela sempre voltam
ele esta com queda de pelos e uns calombos. Oq eu possso faser ??

agradeceria por ajudas ou sugestões ,meu msn é drica_sm3@hotmail.com

Anónimo disse...

Tenho dois filhotes, um rottweiler e um shih tzu, os dois tem sarna demodecica. Depois de estabilizada a doença, com antifungicos, antibioticos, a unica coisa que funciona é uma dose mensal de Advocate da Bayer, receitado por um veterinário, é claro, para evitar diagnosticos errados.

Nathaly disse...

eu tenho uma pitbull bem branca ela esta com esse problema ja tentei de tudo
mais o que melhorou em 90% foi cefalexina canina um a cada 12 horas e uma pomada humana chamada nebasetin 3x ao dia adiantou bastante
recomendo tambem que se limpe tres vezes ao dia com antiseptico pode ser aqueles de piecing ou de tatoo
recomendado!!!

higor lemes disse...

bom dia.! olha venho atravez deste
tirar uma duvida qe esta me tirando o sono.
olha meu pitbull e legitimo de pai e mais avó e avo.! certo
de uns tempos praca apareceu nele umas feridas que pelo que parece cossa muito.. parece alergia certo e ja dei de tudo e ate agora nada pesso a ajuda de voces muito obrigado.>!

Anónimo disse...

Existem estudos que comprovaram o uso de ivermectina para o controle da sarna demodécica. É um tratamento a médio prazo (90 a 120 dias) com ivermectina via oral, 0,6 mg/kg por dia.

Claro que além da medicação, banhos com produtos específicos e outros suplementos para aumentar a imunidade do cão são necessários.

http://www.scielo.br/pdf/abmvz/v58n1/28777.pdf

Anónimo disse...

ola pessoal, tenho uma pit bull femea, hj com 1 ano e 2 meses e quand ela tinha aproximadamente 6 meses, antes de entrar no cio, ela começou com essas caracteristicas,mas como vimos no inicio, ela ficou boa rapido(o tratamento era banho medicamentos) porem qdo ela entrou no cio voltou a aprecer e eu e meu namorado tratamos ela com babosa e linhaça dourada na comida, indicaçao do adestrador, e hj ela foi para o seu segundo cio saudavel, ela tem o pelo lindo branco e trigrado e esta em perfeitas condiçoes de saude, vale a pena investir em tratamentos alternativos...abraços

Glória Santos disse...

Meu Pit Bull está com esse sintoma de sarna... parece que acontece muito com essa raça... Quando dou a ele a medicação PELO E DERME direto(que é a base de ômega 3 e ômega 6) ele fica muito tempo bem da pele e pelo. Eu abro a cápsula e misturo num alimento q ele goste...

Anónimo disse...

Iolanda
Tenho um pittbull de quase 5 anos. Ele tem este problema, já fizemos de tudo,já levamos varias vezes ao veterinário depois de um tempo volta. Gostaria de uma ajuda, pois não aguento o sofrimento dele.

Anónimo disse...

Manda fotos de como ele estava e de como ele está agora

Tenho uma cadela da raça pit bull " Maggi " ela tem uma forma brana de sarna , mesmo assim estou preocupado . Queria conpara as suas fotos.

max.aguiar.silva@gmail.com / max.aguiar-da-silva@nokia.com

Anónimo disse...

Vou dar meu relato. A minha PITT começou se coçando e nascendo umas bolinhas pequenas, com o tempo vai criando uma feriada. Fui a vet e ele passou cefalexina durante 30 dias. Não lembro a dosagem correta. Na primeira semana fez efeito, mas assim que terminou o remédio, três dias depois notei que estava voltando. Fui ao veterianário novamente e ele receitou uma dose mais alta por mais de 30 dias de cefalexina. Não comprei mais pois iria acabar com o estomago da minha cachorra. Fui num outro VETERINÁRIO e ele receitou CHEMITRIL 2,5%, QUE É UM ANTIBIOTICO INJETAVEL na carne e não na pele, 1ml para cada 5 kg. Ele receitou 3 injeçoes, um por dia. E para as feridas ECTOMOSOL.Passou logo, mas agora, cerca de 1 ano depois está voltando.

Ed Oliveira disse...

Tenho um Pit bull com 2 meses, e ele está com uma queda de pelos e informações ao redor dos olhos, passei karavit ouvi poucos resultados, gostaria quem pode me orientar a um bom remédio pois já fui em dois veterinário e nada resolve. Estou precisando de ajuda e preocupação total, és meu cachorro.

denise disse...

Tenho um pit bull, com quase 10 anos. Ele tem uma inflamação na pele, e queda de pelo. O veterinário receita Amoxilina com clavulanato de potássio, 875 mg. e corticoide. Ele consegue sair da crise, mas se parar o remédio volta. Receitou também Imuran, remédio de uso continuado.
Mas é uma doença crônica. Não sei mais o que fazer. Agradeceria muito se alguém me ajudasse, E me indicasse um outro tratamento.