terça-feira, 19 de junho de 2007

O Anti-Adestramento

O adestramento, como nós conhecemos hoje, surgiu de uma necessidade da Segunda Grande Guerra Mundial, primeiro como cães mensageiros, depois, como cães policiais. Dessa evolução surgiu, na Alemanha, um esporte, que chamaram de Schutzhundsprüfung, e que hoje está difundido no mundo inteiro com diversas variações de competições chamadas Ring.
Acontece que o mundo evoluiu e esse conceito de comportamento canino nos moldes militares, tipo andar junto, deitar sob comando, ficar no lugar até ser chamado, não é e nem será uma coisa prazerosa para os animais.
Paralelamente, desenvolveu-se, no âmbito da psicologia, uma ciência, através da qual, Konrad Lorenz, em conjunto com seu amigo, também pesquisador, Eibl-Eibesfeldt, descobre a alma dos animais através da pura e simples observação. A Etologia.
Descobrem que os animais têm sensações como as nossas, sentem afeto pelos filhotes, parceiros e, também por outros seres. Outros cientistas, que estudaram o comportamento animal através da Etologia, descobriram ainda, a chave que abre essa alma dos animais e começaram a fazer experiências com golfinhos, baleias orca, cavalos, elefantes, focas e outros animais.
Recentemente descobriram, vejam só, que o polvo é um dos seres mais inteligentes e versáteis que habita os mares. Numa experiência, gravada em VT, um polvo conseguiu resolver um problema inusitado: colocaram-no num aquário de água salgada, dividido em duas metades por um vidro cristalino, no qual havia um orifício com o diâmetro metade do tamanho da cabeça dele. Do outro lado um caranguejo, seu alimento predileto. O polvo só conseguia alcançar o caranguejo, através desse orifício, com um dos tentáculos, conseqüentemente, o caranguejo não podia passar pelo orifício e o polvo não podia comê-lo. Para resumir, o polvo conseguiu mudar sua forma física de modo a passar inteiro pelo orifício.
Hoje, golfinhos e baleias orca são utilizados para tratamento de crianças autistas. Cavalos estão sendo utilizados por hipistas para fazer hipoterapia em pacientes com dificuldades de coordenação motora.
Finalmente, estão concluindo que cobras, arraias e os temidos tubarões são animais tão dóceis quanto os outros e que, quando bem alimentados, jamais atacariam, simplesmente pelo prazer de matar como o faz o humano. Já se consegue alimentar arraias e tubarões brancos dentro do seu meio ambiente, com as mãos, como fazemos com os nossos cães, sem o temor de sermos atacados.
Estão, à duras penas, chegando à conclusão que aquele temível lobo, que uiva em dia de lua cheia, nunca atacou ninguém, nem nunca atacará. Esse mito foi criado pelo cinema que vende o terror e a descarga de adrenalina. Que o leão africano, o rei dos animais, é quem, na realidade, tem medo de nós.
O mundo animal ficou tão rico e abriu-se um leque de opções tão extenso que o adestramento básico tipo andar junto, sentar, deitar, dar a patinha etc. ficou muito pequeno e completamente ultrapassado.
Atividades alternativas, como o Agility, o fly ball etc. foram sendo criadas para suprir as necessidades dos que curtem seus cães, de modo que possam divertir-se com seus animais abrindo, para as pessoas, chamadas comuns, a oportunidade de treinar, elas mesmas, tirando do adestrador a exclusividade dessa tarefa.
Inspirado no Nosso Forum, instalado no site, pudemos vivenciar a imensa dificuldade dos nossos visitantes, pudemos perceber, mesmo sem ver os cães, que apenas através de respostas pode-se resolver muitos dos problemas mais comuns de relacionamento entre os donos e seus cachorros.
Acompanhando a evolução natural das coisas, o Canil Bruno Tausz está promovendo cursos para que os próprios donos treinem seus cães com uma orientação adequada sobre o comportamento deles.
Abolimos completamente aqueles comandos militares e os substituímos por palavras que compõe um diálogo sincero que abre um sensacional canal de comunicação entre humanos e animais.
Esse curso, uma evolução do adestramento sem castigo, pretende revelar aos donos como funciona a "cabeça" dos seus cães, os motivos caninos do comportamento por nós considerado errado e qual é a melhor maneira de acessar a alma de seus queridos mascotes, educá-los e treiná-los.
Bruno Tausz
Etólogo Escritor Especialista em Cinologia e Comportamento Animal.
Juiz de Todas as Raças da FCI - CBKC.
Juiz de Adestramento e Trabalho VDH - FCI - CBKC.
Consultor para Assuntos Caninos da revista Saúde Animal.

Sem comentários: