quarta-feira, 16 de abril de 2008

A minha revolta como dono responsavel

Exmo. Sr.

O meu nome é Edgar Levi Loreti Castro, tenho 32 anos e venho pedir que leia apenas isto até ao fim.
Há cerca de 4 anos enquanto treinava os meus cães com uns amigos, um outro trás o que seria uma lei para cães potencialmente perigosos, na altura eu tinha Rottweiler´s e muito pouco se ouvia falar de Pit Bull, conhecia a raça mas apenas porque tinha amigos que tinham.
Saiu a lei e esse grupo de amigos (4 na altura) decidiu mostrar que não havia cães perigosos, mas sim donos.
Fundámos a Associação Pit Bull Oeste e iniciamos uma caminhada na desmistificação das ditas raças potencialmente perigosas.
Iniciamos o projecto cão terapia:
Consistia em todas as 2ªs e 4ªs feiras das 14h ás 17:30h estar presente na A.D.A.P.E.C.I.L, uma escola para pessoas inadaptadas, que existe na Lourinhã/Torres Vedras, durante cerca de 2 anos e meio.
Iniciamos também acções de desmistificação em aldeias (no inicio) e de seguida em escolhas e eventos a convite de câmaras, juntas de freguesia ou até por adeptos da A.P.O.
Nas idas a escolas o objectivo era desmistificar, educar os donos ou futuros donos do que é ter um cão e quais as responsabilidades e que cuidados ter na abordagem a um cão desconhecido e quais os sinais que transmite um cão.
Este trabalho tem sido reconhecido a nível mundial, a A.P.O. colaborou com um projecto de cães de terapia (Pit Bull) que teve inicio o ano passado no Brasil, recebeu muitas palavras de incentivo e reconhecimento pelo trabalho feito.
Feira dos Sentidos em Tomar
Feira onde se mostrou todo o tipo de terapias existentes para inadaptados.
A Associação Pit Bull Oeste deu o seu contributo e foi aplaudida por centenas de pais de crianças inadaptadas.
Em Fevereiro de 2006 foi apresentado numa conferencia de veterinária em Córdoba, Espanha, um trabalho sobre a cinoterapia e o trabalho que a APO desenvolveu a este nível, recebemos centenas de mail´s enviados por veterinários e comportamentalistas de todo o mundo, que nos davam os parabéns pelo trabalho desenvolvido.
Eu trabalho em telecomunicações, recebo pouco mais do que o ordenado mínimo, tenho 5 cães que foram reabilitados de lutas, pago uma renda de casa, seguros, vacinas, chips etc.
Andei 4 anos a dedicar-me a uma causa, a ajudar pessoas a saberem o que é ter um animal, a perder o meu único dia de folga (domingo) para ajudar pessoas com problemas com o seu cão, a faltar ao trabalho quando havia uma terapia a fazer, uma demonstração, uma acção de formação numa escola e agora a não ter ferias porque os dias que faltava não chegavam para os dias que tinha de ferias.
Com isto quero-lhe apenas transmitir o quanto está a ser injusto para nós A.P.O que tanto fizemos para que isto a acontecer não nos mete-se a todos no mesmo saco, ninguém da A.P.O apoia criações nem nada que se pareça, queremos apenas regras para cumprir, como sempre fizemos. Temos os nossos cães como membros da família, não somos criminosos e muito menos inconscientes.
Peço-lhe que seja humano e justo, existem muitas pessoas que não merecem o tratamento que nos quer dar.

Obrigado
Edgar Loreti

Obs. veja o site e veja o que nós fazemos e somos
www.pitbulloeste.com

OBS: Até hoje aguardo um resposta a esta carta que foi enviada com aviso de recepção ao ministro da agricultura, Jaime Silva

Sem comentários: